Uma citação é uma referência formal a uma fonte publicada ou não publicada, da qual você consultou e obteve informações ao escrever o seu trabalho acadêmico.

A maneira como você documenta suas Referências Bibliográficas depende das normas exigidas pela sua Universidade. No TCC normalmente seguimos as normas da ABNT.

 

Por que o capítulo de Referências Bibliográficas é importante no TCC?

 

Durante a redação de trabalhos acadêmicos, é importante ser cuidadoso na coleta e organização das fontes utilizadas no texto para o embasamento teórico. As referências bibliográficas citadas corretamente garantem que os autores das fontes pesquisadas sejam devidamente creditados, evitando, assim, cometer plágio acadêmico. Além disso, é a melhor forma de demonstrar que seu texto possui embasamento teórico, o que confere qualidade técnica e científica ao seu TCC.

 

Quando devo começar a organizar as Referências Bibliográficas do meu TCC?

 

A maioria dos alunos deixam para organizar as Referências Bibliográficas apenas após o término da redação do TCC e por esse motivo sentem muita dificuldade.

Para facilitar a organização das Referências Bibliográficas e não perder o controle das fontes de suas ideias, você deve começar a listar todos as suas possíveis citações desde o início do desenvolvimento do TCC, inclusive na etapa de pesquisas e leituras sobre o tema.

Assim no final da redação do TCC você conseguirá organizar com mais facilidade as citações de acordo com a norma exigida.

É importante ressaltar que o sucesso do TCC é determinado pelas habilidades organizacionais que você mostra durante o desenvolvimento do seu trabalho.

 

Citar as obras de outros é importante por quê?

 

As citações de fontes ajudam os leitores a expandir seus conhecimentos sobre um tópico. Uma das estratégias mais eficazes para localizar fontes confiáveis ​​e relevantes sobre um tema é revisar Referências Bibliográficas de trabalhos científicos.

Citar ideias de outras pessoas demonstra que você fez uma revisão completa da literatura sobre o seu tema e, portanto, realizou o seu trabalho acadêmico de uma maneira crítica e com credibilidade.

 

– No capítulo Metodologia a citação adequada permite que os leitores localizem os materiais utilizados e as técnicas empregadas no seu estudo.

 

–  No capítulo Introdução as ideias de outros pesquisadores podem ser usadas para reforçar seus argumentos. Em muitos casos, a partir dos argumentos de outros trabalhos você pode elaborar a sua hipótese ou enfatizar a importância do seu estudo.

 

– No capítulo Discussão as ideias de outros pesquisadores podem ser usadas para explicar as razões para abordagens alternativas. Se você discorda das ideias de um trabalho ou acredita que existe uma lacuna na compreensão do problema, suas citações podem servir como fontes para argumentar um ponto de vista diferente. No entanto, se existem outros trabalhos que corroboram a sua hipótese, as citações são fundamentais para aumentar a credibilidade da sua pesquisa.

 

Existem ferramentas para organizar as Referências Bibliográficas?

 

Várias ferramentas estão disponíveis para ajudar a gerenciar suas fontes e organizar as citações de acordo com o formato de citação exigido. Aqui vou citar 2 métodos distintos.

 

– Elaboração manual

A melhor maneira de elaborar manualmente as citações é escrevê-las no formato adequado à medida que você cria o conteúdo do seu TCC. No entanto, você pode facilmente perder o foco se se distrair com a necessidade de seguir os padrões de citação todas as vezes. É importante lembrar que cada vírgula, letra maiúscula, negrito ou itálico é importante nas normas de citação de Referências Bibliográficas, o que torna esse método manual uma tarefa bem delicada e minuciosa.

 

– Mendeley

Este gerenciador de referência de última geração permite que você crie sua própria biblioteca, que pode ser pesquisada em segundos, e você obterá citações adequadas à medida que escreve. Você pode acessar essa biblioteca de PDFs de qualquer dispositivo. Depois de adicionar todos as citações em PDF, você seleciona a norma para citação e o Mendeley gera automaticamente sua bibliografia.

 

Ainda está com dificuldade? Entre em contato pelo site e peça um orçamento para fazer a formatação do seu TCC.