Muitos alunos pensam que a redigir o Resumo do TCC é uma tarefa simples, que basta colocar algumas frases que estão descritas no trabalho. Mas não é bem assim. Continue sua leitura e saiba como escrever um Resumo atrativo para o leitor.

O que é o Resumo?

Resumo é um parágrafo de 150 a 300 palavras que fornece aos leitores uma visão geral do seu TCC. O Resumo é o primeiro contato do leitor com o seu trabalho e deve conter a ideia central e seus elementos principais. O Resumo é o elemento do seu TCC que revela a primeira impressão e desperta para a leitura do seu trabalho.

Qual a importância do Resumo?

A partir do Resumo o leitor identifica o potencial do trabalho, selecionando os mais relevantes para leitura completa. Um resumo bem escrito atrai o leitor para a leitura do seu trabalho, enquanto trabalhos com resumo mal redigido são ignorados e até mesmo esquecidos.  Não se esqueça que o design do TCC e a escrita correta são fundamentais para manter a atenção do leitor. Entre em contato pelo site e peça um orçamento para a formatação do seu TCC.

Onde devo encaixar o Resumo no meu TCC?

Em um TCC, dissertação ou tese, o Resumo deve ser incluído em uma página separada, após a página de título e agradecimentos, mas antes do índice.

Quais são as partes específicas do Resumo?

No Resumo devemos descrever sucintamente cada capítulo do TCC, mostrando de forma clara e sucinta do que se trata o trabalho. O Resumo deve conter uma ou mais frases para resumir cada capítulo: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.

Introdução

Nessa etapa devemos contextualizar o leitor, de forma sucinta, sobre o tema. Comece definindo claramente o propósito do seu trabalho. Qual problema prático ou teórico o estudo pretendia responder. Essa breve descrição do tema é necessária para que o leitor compreenda o trabalho.

Objetivo

Depois de identificar o problema na Introdução, indique o Objetivo do seu trabalho. Use verbos como investigar, testar, analisar ou avaliar para descrever exatamente o que você se propôs a fazer. Essa parte do resumo tem que ser descrita no passado, pois o trabalho já está concluído.

Metodologia

Depois do Objetivo indique os métodos de pesquisa que você usou para responder à sua pergunta. Esta parte deve ser uma descrição direta do que você fez em poucas frases. Novamente é escrito no passado, pois se refere a ações concluídas.

Resultados

Nessa etapa devemos resumir os principais resultados do trabalho. Dependendo da complexidade, você não deve incluir todos os resultados no resumo. Tente destacar apenas as descobertas mais importantes que permitirão ao leitor compreender suas conclusões. Essa parte do resumo pode estar no presente ou no passado.

Conclusão

No final do Resumo mostre as principais conclusões do seu TCC. Indique a sua resposta para o problema. Assim, o leitor consegue compreender o que a seu trabalho comprovou ou argumentou. Essa parte do resumo pode estar no presente ou no passado.

Palavras-chave

Ao finalizar o Resumo devemos adicionar uma lista de palavras-chave. Essas palavras-chave devem fazer referência aos elementos mais importantes do TCC para ajudar os leitores a encontrar seu trabalho durante as pesquisas bibliográficas.

Se você seguir esse passo a passo vai ser mais fácil escrever um resumo claro, sucinto e que desperte o interesse do leitor. Ainda está com dificuldade? Entre em contato pelo site que faço a formatação do seu TCC.