Antes de começar a redação do TCC, é fundamental ter conhecimento sobre a estrutura de um trabalho acadêmico e também sobre a normatização de formatação. O TCC deve ser elaborado considerando-se na sua estrutura formal, os critérios estabelecidos pelas normas da ABNT. No entanto, é importante buscar informações sobre as solicitações da sua Universidade, pois as normas podem ser baseadas na ABNT e adequadas ao estilo usado em cada instituição de ensino superior.

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) assustam a maioria dos alunos na etapa final da graduação. As normas não são tão difíceis de serem aplicadas, mas a dificuldade surge porque os alunos não são orientados de forma clara e objetiva logo no início da redação do TCC.

 

Quais elementos compõem a estrutura do TCC segundo as normas ABNT?

 

Todo trabalho acadêmico organizado conforme as normas da ABNT é composto por uma parte externa, Elementos Pré-textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-textuais. Alguns componentes estruturais são obrigatórios enquanto outros são opcionais.

 

– Parte externa: composta pela Capa e pela Lombada. A capa é um elemento obrigatório e normalmente existem modelos específicos de Capa para cada Universidade. A Lombada para impressão é um item opcional.

 

– Elementos Pré-textuais: Folha de rosto (obrigatório), Errata (opcional), Folha de aprovação (obrigatório), Dedicatória (opcional), Agradecimentos (opcional), Epígrafe (opcional), Resumo em português (obrigatório), Resumo em inglês (obrigatório), Lista de ilustrações (opcional), Lista de tabelas (opcional), Lista de abreviaturas e siglas (opcional), Lista de símbolos (opcional) e Sumário (obrigatório).

 

– Textuais: todos os elementos são obrigatórios e incluem Introdução, Objetivo, Material e Método, Resultado, Discussão e Conclusão.

 

– Pós-textuais: Referências (obrigatório), Glossário (opcional), Apêndice (opcional), Anexo (opcional) e Índice (opcional).

 

Como devo fazer a formatação do TCC?

 

A organização de um trabalho acadêmico deve ter início pela configuração de margens corretas, além de outros pontos básicos de formatação. É importante aplicar o que é recomendado pela ABNT, pois este padrão é bem estabelecido para trabalhos acadêmicos, incluindo TCC, dissertação e tese. Nunca devemos nos esquecer que uma formatação correta valoriza muito o seu trabalho.

 

O TCC de ver escrito em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12 justificado, com espaçamento 1,5 entre linhas, margens direita e inferior com 2cm e margens esquerda e superior com 3cm.

 

As folhas devem ser contadas a partir da página de rosto. A numeração de páginas deve ser adicionada em algarismos arábicos apenas a partir da introdução, no canto superior direito da folha.

 

Os títulos sem indicativo numérico, como agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumo, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo e índices devem ser centralizados. Os demais Títulos devem ser justificados.

 

Como devo organizar as Referências Bibliográficas?

 

Todas as citações incluídas no texto devem estar obrigatoriamente na listagem das referências no final do trabalho.

As referências devem estar listadas em ordem alfabética no capítulo Referências Bibliográficas.

Dentro do texto, podemos fazer a citação no final da frase ou no meio da sentença quando temos vários tópicos sendo abordados. Para fazer a citação usamos o último sobrenome do autor conforme consta da lista de referências, seguido do ano da publicação separados por vírgula. Para citação de dois autores, citamos o último sobrenome de cada autor interligados pela conjunção “e”. Quando a citação tiver mais de três autores, indica-se o primeiro autor seguido da expressão et al.

Quando citamos dois ou mais trabalhos em relação a um mesmo tópico, os autores devem ser mencionados em ordem cronológica crescente, separados por ponto e vírgula.

 

Ainda está com dificuldade? Entre em contato pelo site e peça um orçamento para fazer a formatação do seu TCC.