Quando pensamos em TCC normalmente associamos a uma redação de trabalhos acadêmicos originais. Mas não podemos nos esquecer dos trabalhos de revisão da literatura.

 

Uma revisão da literatura é uma pesquisa de fontes acadêmicas sobre um tópico específico. Para escrever uma boa revisão da literatura devemos encontrar publicações relevantes, como livros e artigos científicos, analisar criticamente e explicar os dados concordantes e conflitantes.

 

Qual a importância dos trabalhos de revisão?

 

Trabalhos de revisão nos fornecem uma visão geral do conhecimento atual, permitindo identificar teorias, métodos e lacunas relevantes na pesquisa existente.

Além disso, leitores iniciantes sobre um determinado tema utilizam os trabalhos de revisão para aprofundar o aprendizado.

Portanto, trabalhos de revisão são muito relevantes no meio acadêmico, tanto para os alunos quanto para os docentes. Uma boa revisão da literatura é bem comentada e citada, aumentando o impacto do seu trabalho.

 

Quais são as etapas para escrever um trabalho de revisão?

 

Existem cinco etapas principais que devemos seguir:

– Pesquisar literatura relevante na área (livros e artigos)

– Avaliar criticamente as fontes

– Identificar temas, debates e lacunas

– Descrever a estrutura

– E finalmente escrever a sua revisão da literatura

 

Uma boa revisão da literatura não se limita a resumir as fontes, é necessário analisar, sintetizar e avaliar criticamente para produzir um trabalho claro e com conhecimento aprofundado sobre o assunto. Devemos também expressar a nossa opinião sobre os dados, argumentando sobre aspectos concordantes e conflitantes sobre o tema.

 

Como faço a pesquisa da literatura?

 

Para escrever um trabalho de revisão, devemos delinear o foco e desenvolver uma questão central para direcionar a pesquisa da literatura. A pergunta que você pretende responder com a sua revisão ou a lacuna que você encontrou sobre um determinado tema devem ser respondidos sem a coleta de dados originais, mas sim apenas com base em uma revisão das publicações existentes na área.

 

– Lista de palavras-chave

Inicie organizando uma lista de palavras-chave relacionadas à sua pergunta de pesquisa. Inclua cada um dos principais conceitos ou variáveis ​​de seu tema e liste todos os sinônimos e termos relacionados.

 

– Fontes relevantes

Use suas palavras-chave para começar a pesquisar fontes.

Além da biblioteca da sua Universidade, existem vários bancos de dados para pesquisar artigos, como o Google Scholar e o Medline para a área da Saúde. É muito importante usar algumas conjunções unindo as palavras-chave para restringir sua pesquisa, como AND, OR ou NOT.

Depois que encontrar algum artigo sobre o seu tema, leia apenas o resumo para descobrir se o mesmo é relevante para sua pergunta. Caso o livro ou artigo seja útil, já adicione à sua lista de referências.

Após essa seleção inicial das suas fontes você deve ler o capítulo inteiro do livro ou o artigo inteiro, pois provavelmente encontrará novas fontes relevantes dentro dessas referências.

 

– Seleção crítica das fontes

É impossível ler tudo o que foi escrito sobre um determinado assunto, então você deve ser capaz de analisar criticamente quais fontes são mais relevantes para a sua pergunta.

Você pode verificar quantas vezes um artigo foi citado no Google Scholar, ou seja, artigos influentes na área tem alta contagem de citações.

– Anotações sobre suas fontes

Durante o processo de seleção das fontes, você já deve começar o processo de escrita. Faça anotações que você pode incorporar posteriormente no seu texto de revisão. Isso vai te ajudar a lembrar o que você leu e economizar tempo de redação.

Manter suas citações organizadas é importante para evitar plágio. Isso ajuda a lembrar o que você leu e economiza tempo posteriormente no processo.

 

Qual a estrutura de um trabalho de revisão?

 

Como qualquer outro trabalho acadêmico, sua revisão deve conter uma Introdução, um Corpo principal e uma Conclusão. O que você inclui em cada um depende do objetivo de sua revisão da literatura.

 

Depois de finalizada a redação do seu trabalho de revisão, tem início a etapa de formatação nas normas exigidas pela sua Universidade.

 

Entre em contato pelo site e peça um orçamento para fazer a formatação do seu trabalho de revisão.