Muitos alunos não entendem a importância da Seção de Metodologia de um trabalho acadêmico. Para que o conhecimento gerado através do seu TCC seja reconhecido ou notado, você tem que provar que ele é válido. Portanto, no item Metodologia deve estar descrito de forma clara como você foi capaz de coletar ou gerar seus dados de pesquisa e todo o processo de análise.

 

O que é Metodologia?

 

Metodologia em pesquisa é definida como o método sistemático para resolver um problema por meio da coleta de dados usando várias técnicas. Neste item você deve informar ao leitor os princípios e ideias utilizados no delineamento do estudo, bem como os procedimentos práticos utilizados ​​para gerar e analisar os dados.

É um item extremamente importante, pois os leitores podem utilizar as metodologias descritas no seu trabalho para realizar novos estudos na área. Além disso, a banca examinadora do seu TCC avalia a qualidade do seu trabalho a partir da análise da metodologia empregada para suportar os resultados obtidos com seu estudo.

 

Quais tópicos devem ser abordados na Metodologia?

 

Antes de redigir a Metodologia do seu TCC você deve se preguntar: como a investigação foi realizada? Essa análise inicial vai te ajudar a delinear esse item fundamental no trabalho científico.

De uma forma geral na Metodologia devem constar o tipo de investigação realizada, os recursos necessários e os métodos empregados para coletar, registrar a avaliar as informações.

 

– Apresente seus métodos: descreva a abordagem metodológica usada na investigação de seu problema de pesquisa.

 

– Estabeleça conexão metodológica: explique a relevância de sua abordagem metodológica para o desenho geral da pesquisa. Lembre-se de que a conexão entre seus métodos e seu problema de pesquisa deve ser clara. Isso significa que sua metodologia deve ser apropriada para atingir o objetivo do seu trabalho.

 

– Apresente seus instrumentos: indique os instrumentos que você usou para coletar seus dados e explique como você utilizou. Essas ferramentas e instrumentos podem ser suas pesquisas, questionários para entrevistas e observação. Se seus métodos incluem pesquisa de arquivo ou análise de dados existentes, forneça informações básicas para documentos, incluindo quem é o pesquisador original e como os dados foram originalmente gerados.

 

– Discuta sua análise: explique como você vai analisar os resultados do seu processo de coleta de dados. Dependendo dos métodos que você usa, você pode usar a análise estatística ou explorar perspectivas teóricas para apoiar sua explicação dos comportamentos observados.

 

– Forneça informações básicas: ao usar métodos com os quais seus leitores possam não estar familiarizados, certifique-se de fornecer informações básicas sobre esses métodos.

Discuta o processo de amostragem. Explique a razão por trás de seu procedimento de amostragem. Por exemplo, se você estiver usando estatísticas em sua pesquisa, indique porque escolheu este método, bem como seu procedimento de amostragem. Se você vai fazer entrevistas, descreva como vai escolher os participantes e como as entrevistas serão conduzidas.

 

– Descreva o local e condições da pesquisa: ao usar dados provenientes de estudos clínicos ou de experimentação animal você deve apresentar o protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética local. Existem várias considerações éticas que os pesquisadores devem estar atentos, especialmente durante o processo de coleta e apresentação de dados de pesquisa. Consulte o comitê de Ética da sua Universidade antes do início da coleta dos dados.

 

O que evitar escrever na seção de Metodologia?

 

Evite incluir detalhes irrelevantes. Mantenha sua seção de Metodologia direta e completa. Os detalhes que não contribuem para a compreensão dos leitores sobre os métodos escolhidos não devem ser incluídos na seção de Metodologia.

As informações irrelevantes incluem explicações desnecessárias de procedimentos básicos. Os procedimentos básicos só devem ser explicados se não forem convencionais e não forem familiares aos leitores.