A redação do TCC é uma etapa temida pela maioria dos alunos no final da graduação. É muito comum os alunos não saberem por qual capítulo devem começar a escrever o trabalho. Neste momento é necessário realizar uma série de pesquisas e leituras, além de conhecer as normas exigidas pela ABNT.

Como definir o tema para o TCC?

Uma etapa importante e que gera muita dúvida nos alunos é a escolha do tema do estudo. A maioria dos TCC começa com uma pergunta. Pense sobre os tópicos e teorias que você estudou ao longo de sua graduação. Existe alguma pergunta que não foi respondida de forma adequada em sua área? Existe um tópico que manteve sua intriga e vale a pena explorar mais?

Como elaborar uma hipótese?

Para elaborar uma hipótese, leia bastante sobre o assunto que você está interessado. Nesta fase inicial de estruturação do TCC, quanto mais informações você coletar, mais fácil será elaborar a sua pergunta. Vê deve ser capaz de responder a esta pergunta simples: sobre o que é o seu TCC? Ser capaz de articular claramente sobre o seu argumento é fundamental, pois o leitor e a banca examinadora serão capazes de identificar rapidamente o que você está tentando provar.

Devo começar a escrever o TCC pela Introdução?

Para organizar as ideias iniciais e estudar sobre o tema do trabalho, você deve criar um esboço da Introdução. Mesmo que seu orientador não tenha pedido um, os esboços dessa revisão da literatura são ferramentas úteis para estruturar seu TCC. Tenha em mente que esse esboço da Introdução é apenas um ponto de partida. Conforme você conduz o trabalho e começa a escrever, a estrutura da Introdução tende a mudar.

Então em qual sequência devo escrever os capítulos?

Depois de elaborar a hipótese e realizar toda a metodologia necessária para responder a sua pergunta, chegou o momento da redação do seu TCC.

Primeiramente, não pense muito sobre como encontrar as palavras perfeitas para cada frase. Tente escrever de forma contínua e se preocupe em editar posteriormente. O importante é ler várias vezes o texto para melhorá-lo. Ser um perfeccionista ao escrever só impedirá o seu progresso.

A melhor maneira de redigir o TCC é iniciar pelo Capítulo de Resultados e posteriormente Metodologia e Conclusão. Concluída essas etapas, você terá mais facilidade para ver se os argumentos abordados no esboço da sua Introdução foram suficientes para a compreensão do leitor sobre o seu trabalho.

Acabou de escrever o TCC. E agora como formatar nas normas exigidas?

Depois de escrever, reler e fazer os ajustes na escrita do TCC, você deve voltar sua atenção para as seções especiais de seu trabalho, como índice, tabelas, figuras e referências bibliográficas. Dependendo das instruções da sua universidade, seu TCC precisa seguir um estilo e formato específicos, como as normas ABNT.

Depois de todo o trabalho árduo que você fez, você não quer perder pontos porque seu índice estava mal definido ou você se esqueceu de adicionar números de página. Ter um segundo par de olhos para examinar sua formatação e um corretor de redação são úteis para verificar o seu trabalho antes de enviar para o seu orientador.

 

Ainda está com dificuldade? Entre em contato pelo site e peça um orçamento para fazer a formatação do seu TCC.